Como realizar uma amostragem?


Na amostragem ocorrem as maiores fontes de variações nos resultados analíticos finais, sendo então muito importante realizar esse processo de forma detalhada; a coleta das amostras é feita em lotes de produtos tomando-se as frações retiradas do mesmo, que reunidas, homogeneizadas e quarteadas, formarão a amostra representativa que será dividida em 04 partes de 250 g/cada.
Vale lembrar que de um lote amostrado e reduzido a 250g para ser encaminhado ao laboratório, apenas 5 g definirá o destino quanto à qualidade do lote.

 

Amostragem de Big-Bags: introduzir a sonda oficial fechada verticalmente, em 03 pontos diferentes em cada embalagem , abrindo-a para que o produto caia nos furos até enchê-las, em seguida fechá-la e retirá-la.

 

 Quantidade de Big-Bags a amostrar
   

Tamanho do lote            Nº mínimo a amostrar
Até 50                                        7
51 a 100                                   10
101 a 150                                 15
151 até 200                              20

 

 

Amostragem de sacos: introduzir a sonda oficial fechada na diagonal do saco, abrindo-a em seguida para que o produto caia nos furos até enchê-la, fechá-la e retirá-la.

 

Quantidade de sacos a amostrar


Tamanho do lote            Nº mínimo a amostrar
Até 50                                        7
51 a 100                                   10
101 até 4.000                          10 + 2% totalidade

 

Equipamentos usados para amostragem de fertilizantes:

A amostragem deve sempre ser realizada utilizando-se os equipamentos oficiais, como a sonda e o quarteador, apresentados nas figuras 1 e 2.

 

Fig. 01 : Sonda para amostragem de fertilizantes sólidos

 

 

 

 

Fig.02 - Quarteador de amostras

 

 

Como realizar amostragem em sacos

 

* Escolher e separar a quantidade de sacos a amostrar aleatoriamente, para que a amostra seja representativa do lote, aproveitando para misturar o conteúdo.

* Inserir completamente a sonda oficial fechada na diagonal (figura 3), abrindo-a dentro do saco para que o produto caia pelos furos até enchê-la e em seguida, fechá-la e retirá-la.

 

Fig. 03 - como inserir a sonda para amostragem de fertilizantes em embalagens de 10 até 60kg.

* As porções de amostra coletadas deverão ser colocadas em recipiente limpo e seco. Fechar o recipiente e anotar todos os dados constantes na etiqueta do

produto, o nome do cliente e a data da amostragem para posterior encaminhamento ao laboratório.

 

Como realizar amostragem em Bags

 

* Escolher a quantidade de bags a amostrar aleatoriamente, para que a amostra seja representativa do lote.

* Inserir completamente a sonda oficial fechada e verticalmente (figura 4), em três pontos diferentes de cada bag , abrindo-se a sonda dentro do bag  para que o produto caia pelos furos até enchê-las e em seguida, fechá-la e retirá-la.

 

Fig. 04 - como inserir a sonda para amostragem de fertilizantes em Big-Bag.

 

As porções de amostras coletadas deverão ser colocadas em recipiente limpo e seco. Fechar o recipiente e anotar todos os dados constantes na etiqueta do produto, o nome do cliente e a data da amostragem para posterior encaminhamento ao laboratório.

 

Como realizar o quarteamento da amostra coletada

 

Após coletada , homogeneizar a amostra ainda no recipiente.

* Distribuir o produto em uma das bandejas coletoras do quarteador, de modo que fique nivelado.

* Jogar o produto sobre o quarteador, virando a bandeja segundo seu eixo maior paralelamente ao eixo maior do quarteador (fig. 2).

* Desprezar o produto de uma em cada duas bandejas coletoras. Colocar o produto da outra bandeja num recipiente limpo e seco. Alternar o lado da bandeja a desprezar.

* Repetir a operação até reduzir a amostra em duas partes.

* Vedar cada amostra e encaminhar ao laboratório com todos os dados constantes na etiqueta do produto, o nome do cliente e a data da amostragem.

 

 

 


Gustavo Ferreira - Encarregado de Informática
Copyright © 2001 COOPERFÉRTIL. Todos os direitos reservados.
Ano 2015